Beleza, Cuidados com a pele, Pele, Pele oleosa

7 erros que Favorecem a Piora da Pele Oleosa

7-erros-que-pioram-a-pele-oleosa

Uma das principais queixas femininas nos consultórios dos dermatologistas é o excesso de oleosidade da pele. E não é para menos: além de diminuir a durabilidade da maquiagem e deixar os poros aparentes, o excesso de oleosidade ainda facilita o aparecimento de cravos e espinhas.

Felizmente, o mercado já consegue atender plenamente quem sofre com a questão, mas é preciso ficar de olho nos hábitos diários para evitar deslizes. Confira alguns deles:

1. Lavar o rosto excessivamente

Resista ao desejo de lavar o rosto várias vezes ao dia para remover a oleosidade: seu corpo pode entender como uma agressão e, para compensar, produzir ainda mais sebo. Este processo é chamado de efeito rebote. Prefira lavar o rosto pela manhã, antes do protetor solar e da maquiagem, e à noite, após o demaquilante e antes do hidratante.

2. Lavar o rosto com sabonete de corpo

Antes de montar o seu arsenal, faça questão de escolher um bom sabonete facial. As versões corporais, especialmente em barra, são abrasivas demais para a delicadeza do rosto. O ideal é buscar um produto específico para o tipo e a demanda da sua pele.

No caso das oleosas, invista em um gel de limpeza capaz de remover os resíduos e conter o excesso de brilho ao longo do dia. Melhor ainda se puder contar com agentes antiacne – caso do ácido salicílico, que previne e trata inflamações causadas por cravos e espinhas.

3. Usar esfoliante todos os dias

A esfoliação também é uma grande aliada de quem tem pele oleosa. É através das partículas desincrustantes que as células mortas são removidas, melhorando o aspecto geral da cútis e facilitando a absorção dos outros tratamentos. Entretanto, não exagere: esfolie o rosto apenas uma ou duas vezes por semana, ou então seguindo a frequência estipulada pelo seu médico.

4. Pular a etapa do tônico facial

Menos popular na lista dos cuidados diários, o tônico facial não é dispensável. Ele é responsável por limpar profundamente os poros, indo até onde o sabonete e o demaquilante não conseguem chegar. São muitas as opções disponíveis, mas é importante evitar aquelas que contêm álcool na formulação. Vale ainda procurar uma alternativa com ação antibrilho e de combate à acne. Para aplicar é fácil: use discos de algodão para espalhar por todo o rosto sem encostar na área dos olhos.

5. Esquecer de usar protetor solar

Há quem evite o acúmulo de cosméticos na pele por temer o aparecimento da oleosidade e o protetor solar costuma ser um dos primeiros a perder espaço nesta história. Não se engane: o FPS protege a pele da ação dos raios UVA e UVB, que estimulam a produção das glândulas sebáceas e a pigmentação da pele. A curto prazo, podem surgir espinhas indesejadas ou até manchas de acne.

6. Não usar um hidratante

Mesmo as peles mais oleosas precisam de hidratação – caso contrário, ela pode intensificar a produção de sebo para compensar a falta de água. Hoje em dia, já existem versões leves, que praticamente desaparecem após a aplicação. Fique atenta aos rótulos e ao veículo que mais lhe agrada: gel, fluído, sérum, creme ou mousse. O anti-idade também está liberado, desde que em versões livres de óleo.

7. Dormir de maquiagem

O esforço vale a pena: remover todos os restinhos de base, pó, sombra, blush e máscara impede que os poros fiquem obstruídos e a oleosidade da pele aumente. Comece demaquilando com lenços ou com um algodão embebido de produto e finalize com uma boa lavagem. Depois, é só partir para o tônico e o hidratante. Acredite: parecem muitas etapas, mas com a prática você levará apenas alguns minutos. A saúde e a aparência da cútis agradecem.

Muito obrigada por sua visita, beijocas e até mais!!

Não se esqueçam de me seguir também nas redes sociais! —> Instagram– Facebook – Google+

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s