Mitos e Verdades sobre o envelhecimento da pele

Her beautiful soul never goes out of style

O tipo de pele interfere no processo de envelhecimento?
Verdade. Alguns tipos são mais propensos, como é o caso da cútis clara e seca. A negra e a oriental têm menor tendência, assim como a pele oleosa.

Usar cremes noturnos pode fazer mal por não deixar a cútis respirar?
Verdade, apenas se for usados cremes muito oleosos com a capacidade de obstruir os poros e, portanto, devem ser evitados.

Os cremes anti-idade devem ser usados a partir dos 25 anos?
Verdade. O sol que tomamos na infância e adolescência contribuem para o envelhecimento da pele e, a partir de 20 anos, pode haver sinais de envelhecimento se a proteção solar não foi adequada. Cremes adequados para essa faixa etária devem ser usados para amenizar a progressão do envelhecimento.

É verdade que todos os FPS (fator de proteção solar) acima de 15 têm o mesmo efeito de proteção solar?
Mito. Os FPS mais altos têm efeito mais intenso, no que diz respeito à proteção solar. Pessoas em tratamento cutâneo, que usam ácidos ou com pele sensível, como idosos e crianças, devem utilizar protetores com fatores mais altos. Estudos apontam que o FPS 15 é seguro e indicado para utilização diária, pois, já é o suficiente para evitar os efeitos deletérios do sol.

Hidratantes após exposição ao sol – Você passou o dia inteiro no sol e ao chegar em casa passa um hidratante para evitar o envelhecimento? Pois esta ação não vai impedir que apareçam rugas na sua pele. O creme tem a função, apenas, de combater o ressecamento. Use sempre protetor solar.

Tenha uma coleção de cremes para pele – Você não precisa de uma lista imensa de produtos para retardar o envelhecimento da pele. Se escolher o produto certo, que combina com seu tipo de pele, já está cuidando do seu rosto de maneira adequada. É importante que você tenha um creme para o dia, com protetor solar, e um creme para a noite.

A poluição eletromagnética modifica muitos fatores na pele.
VERDADE. Não é possível enxergar as ondas eletromagnéticas, mas convivemos com elas o tempo todo. Telefones celulares emitem radiação eletromagnética, por exemplo, por isso estamos sempre expostos a esse tipo de poluição. Como a pele é nossa primeira barreira de proteção, ela pode ser afetada. Essas ondas induzem ao estresse oxidativo celular, o que causa danos em componentes das células, além de danos ao DNA, alterações no processo de regeneração celular e envelhecimento. Tudo isso irá afetar a estrutura e aparência da pele.

A exposição à poluição afeta toda a população de forma igual.
MITO. A poluição ambiental pode acontecer por causa de diferentes substâncias, originadas da emissão de gases e materiais particulados. Esses materiais são partículas extremamente pequenas constituídas por uma mistura complexa de sólidos com diâmetro reduzido, que podem permear na pele e cabelo e se originam principalmente da queima de combustíveis fósseis, emissões de amônia na agricultura e emissões decorrentes de obras e pavimentação de vias. Os poluentes modificam a composição normal do ar, água e solos, causando danos aos seres vivos e recursos naturais. Os efeitos que cada poluente terá na saúde humana dependem de vários fatores e, além do tamanho da partícula, deve-se considerar o tempo de exposição, quantidade de poluente que a pessoa é exposta, suscetibilidade individual, idade e local onde a pessoa mora. Assim, essas condições determinam a extensão dos danos à saúde que a poluição trará, e variam de pessoa para pessoa. Mas algo é certo: a poluição é nociva para todos! Por isso a segurança e medidas de diminuição da poluição devem ser sempre uma prioridade.

Beijocas e até mais!

Me sigam também nas redes sociais!! Patrícia Cabral —> InstagramFacebookGoogle+  

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s