Mesmo sendo um produto muito comum, principalmente em salões de beleza, a indicação e o método de uso dos shampoos antirresíduos ainda causam dúvidas. Da mesma forma que o tratamento para cabelos cacheados e lisos são diferentes, o shampoo antirresíduos deve ser utilizado de maneira controlada e em intervalos diferentes para cada tipo de cabelo: oleoso, secos, normal e com tintura. Em alguns casos, ele nem mesmo é recomendado.
“O shampoo antirresíduos tem como função principal retirar todas as impurezas dos cabelos como poluição, oleosidade, sujeira e restos de produtos como cremes para pentear. É muito recomendado para antes de uma hidratação porque faz com que a penetração seja mais profunda nos fios”, explica a Gerente de Produto e Marketing da Skala Cosméticos, Bruna Veneziano.
É importante ressaltar que cada tipo de cabelo reage de forma diferente ao antirresíduos, isso porque sua formulação tende a ressecar os fios e por isso, seu uso deve ser controlado.
Confira na imagem abaixo os intervalos de aplicação recomendados.
Por que o uso do antirresíduos não é recomendado para cabelos tingidos ou danificados? “Como o shampoo antirresíduos deixa o fio mais vulnerável, quem já tem o cabelo nesse estado pode prejudicar ainda mais a sua estrutura capilar”, alerta Bruna Veneziano.
Em relação ao cabelo tingido ou com química, as substâncias do shampoo podem alterar a coloração além de interferir e prejudicar os fios que já sofreram com tratamentos como alisamento, relaxamento e permanente.
A lavagem com esse tipo de shampoo também exige cuidados especiais: recomenda-se esfregar bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos e evitar fazer o mesmo com as pontas do cabelo, pois podem ser danificadas. Enxágue e repita o processo se achar necessário. Como os fios ficam mais sensíveis, a delicadeza é importante para que a estrutura capilar não seja prejudicada.
Vale lembrar que os shampoos utilizados no dia a dia não devem ser substituídos pelo shampoo antirresíduos. O ideal é que o uso seja intercalado, respeitando o estilo e a necessidade de cada tipo de cabelo. Fazer hidratação logo após o seu uso é fundamental para fortalecer os fios e devolver o brilho e a força.
Boa semana pra vocês!
Me sigam também nas redes sociais!! Patrícia Cabral —> Instagram – Facebook – Google+