É importante fazer controle periódico e acompanhamento
Por se tratar de uma condição crônica, o melasma merece atenção por toda a vida. É possível clarear as manchas, mas isso não impede que, futuramente, outras possam aparecer. Nessa linha, após o clareamento, deve ser feita manutenção permanente. Veja alguns cuidados que devem ser tomados:
- Hormônios femininos estimulam o aparecimento de manchas em mulheres com predisposição ao melasma. Por isso, evite o uso de anticoncepcionais hormonais, que podem aumentar o escurecimento das manchas já existentes.
- Proteja-se do sol. Mesmo em dias pouco ensolarados, o uso de filtro solar é recomendado e, em dias de sol forte, além dos protetores, prefira locais cobertos e use chapéu. Prefira os chamados filtros físicos ou inorgânicos, como o óxido de zinco ou dióxido de titânio.
- Utilize sempre cremes indicados por seu dermatologista. De nada adianta realizar o clareamento e depois se esquecer da manutenção. Há produtos adequados para cada etapa do tratamento, incluindo a manutenção.
- Em alguns casos, o uso de suplementos antioxidantes ou protetores solares por via oral também são soluções viáveis. Pesquisas mostram que eles suavizam danos causados pelas radiações solares.
- Ainda assim, o melasma pode reaparecer, especialmente no verão. Se isso acontecer, deve-se fazer o tratamento clareador novamente, o que, em geral, envolve cremes de uso domiciliar, peeling e eventualmente o laser realizados em consultório médico.
Fonte: Portal do melasma
Tenham uma ótima semana!
Patrícia Cabral —> Facebook , Instagram , Google+ , Snapchat: falandodebeleza