Como prevenir e tratar manchas de pele no verão

manchas-pele

Com as altas temperaturas, os tradicionais ácidos de inverno devem ser substituídos. Especialistas explicam como continuar tendo efetividade no tratamento das manchas também no verão.

Muitos cremes pretendem clarear a pele, mas apenas alguns ingredientes realmente entregam resultados. “E, evidentemente, não há melhora sem que o tratamento seja acompanhado por fotoproteção eficiente. Os raios UV do sol desencadeiam nova produção de pigmento assim como a luz visível e luz infravermelha. Além disso, se a pessoa continuar tomando muito sol, o problema se agrava”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, da Clínica Volpe (SP). “A mancha também está relacionada a um estresse oxidativo, que ocorre internamente e que aumenta a oxidação sistêmica, então ativos antioxidantes e anti-inflamatórios são necessários”, completa a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

Os especialistas listam abaixo, em três pontos, o que é indicado para tratar manchas no verão:

Prevenção: “Além do FPS, é recomendado o uso de antioxidantes que potencializem a fotoproteção, como a Vitamina C e E”, afirma o dermatologista. A farmacêutica Mika acrescenta que ingredientes como OTZ 10 e Alistin também agem prevenindo as manchas por atuarem como antioxidantes, que evitam o estresse celular. “Eles protegem o DNA celular e diminuem a ação dos raios UVA, Infravermelho A e luz visível — estes dois últimos, a curto prazo, causam uma pigmentação na pele, sendo necessário uma proteção contra os danos causados por eles”, explica Mika.

Despigmentantes seguros: Atuar na síntese e transferência da melanina (pigmento que dá cor à pele) é uma forma de diminuir o aparecimento de manchas. Fique atento ao rótulo já que a Vitamina C ganha reforço de alguns ácidos — que devem ser usados no verão (ferúlico, kójico e azelaico) para clareamento em substituição a outros mais tradicionais do tempo frio (retinoico, glicólico e mandélico). “O ácido ferúlico fornece hidrogênio para neutralizar os radicais livres, tem ação clareadora e fotoprotetora; o kójico evita que as células fabriquem melanina; já o azeláico, inibe a enzima responsável pela produção do pigmento”, afirma o dermatologista. A farmacêutica acrescenta que a fórmula pode, ainda, contar com ativos que reforcem e estimulem a renovação epidérmica, como Hyaxel (ácido hialurônico vetorizado pelo silício orgânico) e Pro Barrier Repair.

Lasers não agressivos: O dermatologista acrescenta, por fim, que em alguns casos tratamentos clínicos com lasers devem ser feitos. “Com relação a procedimentos, o laser SPECTRA (um referencial no controle do melasma) agora dispõe de um procedimento, SPECTRA Lumina, que combina os três modos de ação do laser e tem benefícios: no clareamento de manchas e olheiras, na luminosidade da pele e na redução de poros”, explica. De acordo com o médico, o equipamento emite lasers ultrarrápidos e de baixa energia que atingem os melanócitos cutâneos (a origem do pigmento), promovendo além disso um processo global de melhora do aspecto da pele. “O procedimento pode ser realizado no verão, não atrapalha as atividades diárias do paciente e não causa reação inflamatória. Os pacientes já conseguem notar resultados nas primeiras sessões”, explica.

Aqui no Falando de Beleza tem várias resenhas de produtos clareadores que eu já testei: Clarifiant ROC –  Melan Off Adcos Pigmentclar La Roche-Posay  , entre outros- assim como também de vários protetores solares (basta digitar na busca), item super importante e indispensável para o cuidado com a pele manchada!

Beijocas!

Patrícia Cabral  —> Facebook , Instagram , Google+ , Snapchat: falandodebeleza 

 

 

 

clique aqui

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s