Introdução alimentar precoce : li e achei importante repassar, repasse para quem também está no período de amamentação, afinal é sempre bom estar atento e informado ao que é melhor para os nossos filhos.
Tema abordado com destaque no “”IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas. Criança 2015″” Introdução alimentar no momento ideal (após 6 meses) é PAPO SÉRIO!
_______________
ALERTA️O sistema digestivo e renal da criança pequena são IMATUROS, o que limita a sua habilidade em manejar alguns componentes de alimentos diferentes do leite humano/substituto, podendo causar sobrecarga e conseqüências a CURTO, MÉDIO e LONGO prazo️
_______________
Devido á alta permeabilidade do tubo digestivo, a criança pequena corre o risco de apresentar reações de hipersensibilidade a proteínas estranhas, e ainda, o rim imaturo, por sua vez, não tem a necessária capacidade de concentrar a urina para eliminar altas concentrações de solutos provenientes de alguns alimentos️ Em torno do 6º mês, a criança encontra-se em estágio de MATURIDADE FISIOLÓGICA que a torna capaz de lidar com alimentos diferentes do leite.
Introdução alimentar no momento ideal NÃO é frescura, e sim PREVENÇÃO! Menos mimimi, mais informação e empoderação!
_______________
Não há evidencias de que exista alguma vantagem na introdução precoce (anterior aos 6 meses) de outros alimentos na dieta da criança. Por outro lado, os relatos de que essa prática possa ser prejudicial são abundantes (SBP, 2012)
_______________
‘’Para as crianças que usam fórmulas infantis, a introdução de alimentos não lácteos deverá seguir o mesmo padrão preconizado para aquelas que estão em aleitamento materno exclusivo A PARTIR DO 6º MÊS!’’ Fonte: Manual de Orientação, Departamento de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Pediatria, 2012.
_______________
Converse com seu Pediatra e/ou Nutricionista e DIGA NÃO a introdução alimentar precoce desnecessária️
Post by @babynutri Repostando @falandodebeleza Imagem @mamanenemoficial
Beijocas
Patty