Nem todos os cosméticos são seguros durante a gravidez e há vários ingredientes que podem prejudicar você ou o bebê. Portanto, você precisa estar atenta.
Reuni algumas informações para ajudar você a se familiarizar com os fatores que podem afetar sua gravidez e listamos cinco dicas simples para selecionar o produto certo para cuidar da sua pele.
A gravidez é um momento em que o corpo da mulher passa por mudanças significativas. As flutuações hormonais são tão grandes que acaba sobrando para a camada mais vulnerável e mais externa do corpo – a pele.
Evite o sol
As mulheres grávidas sofrem muitas flutuações hormonais que fazem com que sua pele fique mais sensível. Como resultado, a pele torna-se propensa ao escurecimento e pigmentação. Evitar o desequilíbrio hormonal não é fácil, mas o que você pode definitivamente evitar é ficar exposta ao sol. Tente ficar dentro de casa e cobrir as áreas expostas sempre que tiver que sair. Usar um chapéu é uma boa maneira de evitar que os raios solares incidam sobre o seu rosto.
Use protetor solar
Não é possível evitar totalmente a exposição solar. Filtragem dos raios solares por películas protetoras instaladas nas janelas do seu carro ou mesmo nas janelas de casa, também podem prejudicar a sua pele. Portanto, os dermatologistas recomendam usar protetor solar que tenha pelo menos FPS30. É importante proteger a pele com protecção solar de amplo espectro. Demora cerca de 30 minutos para que o protetor solar tenha efeito por isso é melhor aplicá-lo na parte da manhã, antes que o sol se torne muito forte. Também lembre-se de voltar a aplicar a cada 3-4 horas para que seu efeito não se reduza ao longo do uso.
Fique longe de produtos químicos em casa
É imperativo para as mulheres grávidas, ficar longe de elementos alérgicos que podem causar dano e também possuam risco a saúde do bebê. Certifique-se de que os ingredientes dos produtos usados são seguros e não têm qualquer reação no seu bebê. É melhor evitar ingredientes como hidroquinona, esteróides e outros agentes clareadores prejudiciais, salvo indicado por um dermatologista. Estes ingredientes são comumente usados para reduzir a pigmentação e muitas vezes são comprados ao balcão sem aconselhamento médico adequado. Isso é perigoso devido aos efeitos colaterais que esses produtos podem ter.
Use ácidos alfa-hidroxi (AHA)
Ácidos Alfa-hidroxi estão entre os ingredientes mais seguros para o tratamento de pigmentação em gestantes. Eles são naturais, estando entre os mais importantes o ácido glicólico e ácido láctico. O ácido glicólico é derivado de cana de açúcar, e o ácido láctico é derivado do leite. Estes princípios ativos são muito eficazes no tratamento de pigmentação, no entanto, é importante manter simultâneamente o uso de protetor solar. Além disso, para evitar a irritação, tente encontrar produtos que usam uma combinação de ácido glicólico e ácido láctico, enquanto que o ácido láctico é um umectante conhecido (hidratante).
Procure um dermatologista
Como uma futura mamãe, você deve ficar atenta a qualquer erupção cutânea, comichão na pele, ou outros problemas dermatológicos. Ir a um dermatologista para aconselhamento médico adequado, é fundamental caso você note qualquer um destes sintomas. Ser acompanhada por um médico especializado ajuda a proteger você e seu filho.
Achei no site mdemulher uma lista de 25 produtos liberados na gravidez http://abr.ai/TrNlqq, uma boa ajuda né? De qualquer forma nunca deixe de consultar o seu dermatologista.
Fonte:pelesaudavel.com e mdemulher
Beijocas
Patty
Republicou isso em Instituto Embelleze – Oficiale comentado:
Cuidados nunca é demais!