Cuidados com a pele: o que fazer e o que não fazer

pele-o-que-fazer
Devemos usar protetor solar durante o dia mesmo que esteja nublado? Devemos fazer uma esfoliação todos os dias? Devemos usar um hidratante diferente à noite? A dermatologista Dra. Cheryl Karcher traz respostas claras e concisas para essas perguntas e ainda garante que cuidar da pele corretamente não é nada complicado. Aliás, para uma pele saudável e jovem, bastam alguns elementos simples: Proteja, restaure e repare, e não exagere.
Durante o dia: o que fazer e o que não fazer 
De acordo com Dra. Karcher, uma das coisas mais importantes que deve ser feita numa rotina de cuidados com a pele é protegê-la durante o dia. Aqui estão algumas das orientações para o dia para garantir uma proteção máxima.
O QUE FAZER: Usar protetor solar
Use um protetor solar com no mínimo FPS 30, porque esse valor protege contra raios UVA e UVB, diz Dra. Karcher. Os raios UVB causam queimaduras e câncer de pele, ao passo que os raios UVA são responsáveis por bronzear e envelhecer a pele (eles também estão relacionados ao câncer de pele). Dra. Karcher também diz que, quanto mais alto for o FPS de seu protetor solar, mais alta será a proteção contra UVA e UVB. O protetor solar não protege contra todos os raios UVA/UVB, por isso, é importante evitar o sol sempre que possível. Quando isso não for possível, é fundamental usar o protetor solar, chapéu e outras roupas para proteção.
O QUE NÃO FAZER: Depender do sol como fonte de vitamina D
De acordo com Dra. Karcher, ficar longe do sol é uma das melhores maneiras de se proteger contra o envelhecimento da pele. E como os suplementos de vitamina D estão disponíveis em qualquer farmácia e podem fornecer a seu corpo diariamente a quantidade necessária dessa vitamina essencial, o mito comum de que precisamos dos raios de sol por seus valores nutricionais é falso. “O envelhecimento é como ganhar peso: a maneira mais fácil de perder peso não é ganhando peso. Desse modo, o método mais fácil para evitar o envelhecimento é não parecer ter envelhecido”, diz Dra. Karcher. E isso quer dizer: use protetor solar e fique longe do sol.
O QUE FAZER: Proteger seus olhos
Usar óculos de sol que protegem contra raios UV pode ajudá-lo a proteger seus olhos e seu rosto quando você não puder evitar a exposição ao sol. Usar óculos de sol também ajuda a evitar que você fique franzindo os olhos, o que pode causar rugas.
O QUE NÃO FAZER: Ficar desidratado
Se você estiver tomando muito café, chá ou álcool durante o dia, não se esqueça de se reidratar com água, alerta Dra. Karcher. A cafeína e o álcool são conhecidos por serem diuréticos quando ingeridos em grandes quantidades, fazendo com que seu corpo fique desidratado e abrindo a porta para danos por radicais livres.
Durante a noite: o que fazer e o que não fazer 
O principal objetivo da rotina noturna de cuidados com a pele deve ser reparar e restaurar, afirma Dra. Karcher. Aqui estão duas regras simples que devem ser seguidas antes de dormir para que você aproveite ao máximo seu sono de beleza.
O QUE FAZER: Use antioxidantes
Radicais livres são substâncias prejudiciais que podem atacar as células da pele. Antioxidantes, como romã, resveratrol, vitaminas C e E, podem ajudar a inibir ou destruir os radicais livres, afirma Dra. Karcher. Muitos produtos tópicos de cuidados com a pele contêm antioxidantes.
O QUE NÃO FAZER: Usar protetor solar à noite
Por incrível que pareça, há produtos noturnos para a pele no mercado que contêm FPS. Não há motivo para usar um produto que tenha qualquer fator de proteção solar durante a noite, afirma Dra. Karcher. O protetor solar pode obstruir os poros, trabalhando contra o processo de restauração.
pele-o-que-fazer2
A qualquer momento: o que fazer e o que não fazer 
Um bom cuidado com a pele é uma tarefa contínua. Felizmente, isso fica fácil quando você se lembra das orientações a seguir.
O QUE FAZER: Seja consistente
De acordo com Dra. Karcher, pode levar de quatro a seis semanas de uso consistente de um produto de cuidados para a pele antes que você possa saber se gosta dos resultados ou não. Usar um creme só por um dia ou uma semana e depois trocar de produto sem qualquer consistência pode funcionar contra o esperado, dificultando para que você encontre a rotina de cuidados com a pele mais adequada. “Quanto mais tempo você usar um produto, mais tempo ele terá para fazer efeito”, afirma Dra. Karcher, desmistificando a história de que a pele se torna resistente ou acostumada a determinados produtos depois de um tempo. “O produto sempre fará o que ele tem que fazer.”
O QUE NÃO FAZER: Deixar sua pele ressecar
Assim como acontece com sua desidratação, deixar sua pele muito seca enfraquece sua barreira natural, deixando-a aberta a danos por radicais livres e envelhecimento. Dra. Karcher sugere o uso de hidratantes regularmente para reidratar e ajudar a proteger sua pele.
O QUE FAZER: Dê adeus ao cigarro
A Academia Americana de Dermatologia alerta que os fumantes expõem sua pele a toxinas que podem acelerar os efeitos do envelhecimento. A nicotina causa o afinamento dos vasos sanguíneos nas camadas externas da pele, impedindo que a pele receba oxigênio e nutrientes. O tabaco contém milhares de outras substâncias químicas que também apresentam ameaças ao colágeno e à elastina da pele (duas proteínas essenciais que mantêm a pele forte). Danos causados por essas substâncias químicas podem provocar um envelhecimento precoce da pele.
O QUE NÃO FAZER: Exagerar
“Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam se deve ao exagero”, afirma Dra. Karcher. Principalmente os jovens, que podem achar que limpar a pele obsessivamente irá impedir o aparecimento de acne e que se lambuzar de creme hidratante irá protegê-los das rugas, ela acrescenta. Mas a verdade é que o exagero pode funcionar contra as outras medidas restauradoras e de proteção que você toma em sua rotina diária de cuidados com a pele. Esfoliar e esfregar a pele com exagero pode comprometer sua barreira e torná-la mais suscetível a danos. Usar hidratante em excesso pode obstruir os poros e impedir a efetividade de outros cremes ou sérum que você possa estar usando ao mesmo tempo.
Resumindo Proteja, restaure e repare, e você estará no caminho certo para ter uma ótima pele no futuro.
Fonte:falandodepele.com.br
Beijocas
Patty
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s