Eventos, Moda

Pinacoteca do Estado recebe programação do Circuito de Moda e Arte

Evento promovido pela Aliança Francesa e Galeria Central acontece em diferentes espaços culturais da cidade 

São Paulo, janeiro de 2012 – A 5ª edição do Circuito de Moda e Arte teve início no dia 16 de janeiro e se estende até 10 de março em diversos centros cultirais da cidade de São Paulo. Com o apoio da Aliança Francesa São Paulo, o evento é idealizado por Danilo Blanco e Fernando Zelman da Galeria Central, e conta com apoio institucional da SPFW. Durante a semana de moda o Circuito de Moda e Arte promove debates, exposições, filmes e palestras que abordam a moda, através da cultura, arquitetura e futebol.

A Pinacoteca do Estado contempla as relações da moda e da fotografia com a palestra do galerista e fotógrafo Renato de Cara, no bate-papo “Fotografia de Moda – dos editoriais ao colecionismo”, O curador de fotografia da Pinacoteca, Diógenes Moura, que fala sobre “A fotografia e a moda” e há também a palestra “A Moda tem a capacidade de apertar todos os botões da vida contemporânea” ministrada por Denise Pollini.

Confira abaixo a programação da Pinacoteca do Estado. Para mais informações, acesse: http://www.galeriacentral.org

• 21 de janeiro, sábado às 14h

Bate-papo: “Fotografia de Moda – dos editoriais ao colecionismo”

A fotografia de moda ao ultrapassar a fronteira dos editoriais, vem ganhando status de arte, tornando-se objeto de desejo, sobretudo, entre os colecionadores particulares e as instituições públicas. Este é tema desta palestra que visa conectar o grande público, com os princípios e conceitos e da fotografia voltada aos editoriais e a fotografia autoral.

Palestrante: Renato De Cara

Renato é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1985, especializou-se em moda e comportamento, dedicando especial interesse às questões estéticas contemporâneas. Iniciou a carreira escrevendo e produzindo matérias para veículos como A Folha de S. Paulo e Revista Vogue.Desde maio de 2006, dirige a Galeria Mezanino ( http://www.galeriamezanino.com ), fazendo curadoria de mostras de arte e fotografia.

• 21 de janeiro, sábado às 16h

Palestra: “A Moda tem a capacidade de apertar todos os botões da vida contemporânea”

A partir da análise das relações da Moda contemporânea com a Arte, Design, Arquitetura e costumes, tendo como base a reflexão sobre as fronteiras expandidas destas áreas do conhecimento e suas conexões. A palestra possui o objetivo de ampliar a reflexão e mapear a natureza das imbricações entre a Moda e outras expressões culturais e criativas.

Palestrante: Denise Pollini

Coordenadora do Setor Educativo do Museu de Arte Brasileira da FAAP, pesquisadora e professora. Graduada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora de História da Moda, publicou em 2007 o livro: “Breve História da Moda”.  É professora da disciplina: “História da Moda”, na Panamericana – Escola de Arte e Design, e da disciplina: “Estética e Estilismo de um Candidato no curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Político”, na USP.

• 22 de janeiro, domingo às 14h

Mesa-redonda: “A Fotografia e a Moda”
A importância das relações entre a fotografia e a moda é o tema desta ação, que visa promover uma abordagem didática da fotografia autoral/artista a publicidade.

Palestrantes: Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca, Fernando Zelman, curador independente e idealizador do Circuito.

• 22 de janeiro, domingo às 16h

Palestra: “Arquiteturas Corporais”

As relações entre a pintura, o design, a arquitetura, o cinema, e outro gêneros de expressão é o tema desta palestra, ricamente ilustrada com imagens de obras produzidas por artistas de todo mundo, tendo como foco àqueles que, em algum momento de sua produção, dialogaram com a moda / indumentária.
Palestrante: Cecira Armitano

Palestrante: Cecira Armitano, diplomada pela escola do Louvre em Paris, possui larga experiência em museografia, critica e curadoria de moda e arte. Dirigiu por mais de 10 anos o Museu de Arte Contemporânea de Caracas e diversos seminários, incluindo publicações de arte contemporânea na Venezuela, além de importantes curadorias para países como Portugal, França, Republica Dominicana, entre outros países.

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 02, Luz, São Paulo / SP
140 lugares
Estacionamento conveniado.
Classificação: não recomendado para menores de 14 anos
Sábados e domingo: R$ 6,00 (inteira) R$ 3,00 (meia)

Sobre a Galeria Central
Tendo como diretores o artista plástico Danilo Blanco e o curador Fernando Zelman, a Galeria Central é um dinâmico laboratório de ideias criativas, que desde 2001 direciona suas ações para valorizar a produção, difusão e democratização do acesso à arte e cultura contemporânea. Seus projetos envolvem, em sinergia, o protagonismo juvenil urbano, novos talentos do ambiente acadêmico e nomes consagrados, com ênfase na mixagem de gêneros de expressão. Atualmente, a dupla desenvolve projetos para diversas instituições como CCBB, Galeria Olido, Senac SP, além de atuarem à frente das galerias de arte L’oeil e Imago, da Aliança Francesa SP.

Sobre a Aliança Francesa:
Criada em 21 de julho de 1883 por um comitê de personalidades, dentre as quais Paul Cambon, Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne e Armand Colin,  a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesa fora da França. Para tanto, promove o ensino do francês como língua estrangeira e concede certificados específicos de proficiência e conhecimento lingüísticos. A rede da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros e mais de 1.000 estabelecimentos instalados em 130 países, onde estudam cerca de 400.000 pessoas.
Um dos mais importantes vínculos entre a Alliance Française de Paris e os centros locais, diz respeito à expedição dos diplomas DELF (diplôme d’études en langue française ou diploma de estudos em língua francesa) e DALF (diplôme approfondi de langue française ou diploma aprofundado de língua francesa). Ambos os exames são reconhecidos pelo Ministério da Educação da França.

Galeria Central

Informações: contato@galeriacentral.org

Programação: http://www.galeriacentral.org
Contato: 11 6198.7450

Beijocas

Patty

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s