Cuidados noturnos com a pele

Fonte:Ser Vitali

Nosso organismo funciona em velocidades diferentes, nas diferentes horas do dia, é a tal da Cronobioatividade. Falando em renovação celular, a mitose celular é mais intensa entre 2:00 hs e 3:00 hs da manhã – é neste momento que a camada basal, que fica entre a derme e a epiderme, produz células jovens com muita intensidade. Mas lembre-se, se você dormir muito tarde a renovação celular será mais lenta.

Uma outra coisa importante a ressaltar é que no Brasil, país tropical de alta insolação o ano todo, uma pessoa aos 20 anos de idade já tomou cerca de 75% da sua cota de sol da vida toda. Radiação solar é o principal fator que acelera o envelhecimento da pele, marcando-a precocemente com a alteração da coloração e do relevo cutâneo, favorecendo o surgimento de manchas e rugas.

Com isso tudo fica fácil compreender que é importante dormir com o rosto limpo e “bem alimentado”, em todas as idades. Mas é a partir dos 25 anos homens e mulheres precisam cuidar da nutrição noturna da pele, para equilibrar a renovação das células e estimular a síntese endógena (da própria pele) de substâncias fundamentais para “rechear” a pele, como o colágeno a elastina e as glicosaminoglicanas.

Quem são os cosméticos da noite?

As fórmulas específicas para uso noturno, bem ao contrário do que acontecia á décadas atrás, são bem leves e evanescentes, como os séruns, géis-cremes e micro-emulsões, para favorecer a penetração rápida na pele, atingindo até a derme e dobrando seu poder de eficácia. Ao contrário dos hidratantes diurnos, que devem ficar na superfície da epiderme para favorecer a retenção da água fundamental e proteger das agressões externas. Além disso, a ausência do sol permite o uso de ativos fotossensíveis, sem o risco de manchas. Fatores como o vento e a poluição, que agridem a pele durante o dia, também são eliminados no período da noite, favorecendo a ação e absorção dos cremes.

Resumindo, os produtos para a pele noturnos são formulações extremamente leves, de penetração bem rápida e com alta concentração de princípios ativos, para suprir a pele com elementos reconstrutores, protetores e ativadores de reações fundamentais para manter suas propriedades naturais, como elasticidade, tonicidade, hidratação, etc.

Estes produtos bem ativados, contém uma nova geração de matérias-primas tecnológicas, como derivados de fermentos filtrados, algas marinhas específicas, entre elas a Padina pavonica, frações especiais de frutos e folhas, etc.

Quem deve usar? Que tipo de formulação escolher?

Todas as pessoas, á partir de 25 anos. Os séruns, por exemplo, são mais indicados para determinadas regiões ou condições de pele. Por exemplo, a área dos olhos, que é muito empobrecida de glândulas sebáceas e sudoríparas, tem deficiência de emulsão epicutânea naturalmente fornecida pelos produtos destas glândulas(suor e água);por outro lado cremes normais ficam muito pesados, muito gordurosos para esta zona tão delicada. É aí que entram os séruns, com sua textura evanescente e riqueza de nutrientes.

Também a pele desvitalizada se beneficia dos séruns, nas versões especialmente formuladas com ativos regeneradores. De forma geral a área dos olhos e as regiões do rosto ressecadas e sem vitalidade, incluindo também o pescoço, são as indicadas para receber o tratamento dos séruns.

Cuidados básicos:

Mesmo que você não vá fazer um tratamento completo com uma linha específica, fique atenta em alguns cuidados que você deve ter e que darão sim diferença lá na frente.

– Nunca dormir sem limpar bem o rosto com sabonete específico.

– Depois passe um tônico para revitalizar a pele.

– Por último um hidratante compatível com a sua pele deve ser utilizado, pois uma pele hidratada tem menos rugas e marcas de expressão.

Patty

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s