A TPM X BELEZA

Tensão Pré Menstrual
Sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação…

É isto que a maioria das mulheres que tem TPM sente.

Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres.

A síndrome da tensão pré-menstrual, a famosa TPM, corresponde aos sinais e sintomas decorrentes das alterações hormonais (de estradiol e progesterona), que costumam acontecer entre 5 e 10 dias antes do período menstrual. Alguns desses sinais e sintomas, que variam de uma pessoa para outra e mesmo em diferentes períodos na mesma pessoa, são: cólicas, irritabilidade, retenção de líquidos, insônia, dores de cabeça e dores musculares.

Tratamentos podem ser feitos para esses sinais e sintomas: mudanças no estilo de vida, uso de anticoncepcionais e anti-inflamatórios (prescritos pelo médico), acupuntura, e psicoterapia.

Não é apenas o humor que se altera. A aparência também pode mudar. Veja abaixo o principais efeitos da TPM na beleza da muher:

Oleosidade e acne: a pele pode ficar mais oleosa, e as lesões de acne podem aumentar em númerou e/ou intensidade.

Cabelos: tendem a ficar com a raiz mais oleosa, pode haver aumento temporário do número de fios que caem.

Olheiras: podem ficar mais profundas ou mais inchadas, devido às alterações dos vasinhos que estão sob a pele.

Abdome inchado: a ´barriguinha´ pode ficar inchada devido à retenção de líquidos no organismo.

O que pode ser feito para amenizar essas alterações?

Deve-se evitar o excesso de sal na dieta, já que ele contribui para a retenção de líquidos no organismo. Realizar exercícios físicos, caminhadas e drenagem linfática ajudam a diminuir o edema do corpo.

Abolir o cigarro é essencial! O cigarro altera a circulação, diminui a oxigenação celular e libera toxinas e radicais livres que danificam as células.

Capriche na hidratação, à base de água, água de côco e sucos. Prefira uma alimentação leve, rica em frutas e hortaliças e evite alimentos gordurosos, que são de digestão mais lenta, e consuma menos açúcar, cafeína e álcool.

Se sua pele fica mais oleosa, prefira os produtos livres de óleo. Use produtos adequados ao seu tipo de cabelo. Se está seco nas pontas, capriche no condicionador e no leave-in sem aplicá-los na raiz.

Dê atenção especial à área dos olhos e use um produto específico para essa região, massageando suavemente.

Orientações: Dra. Andrea Miyuki Yoshimura – Dermatologista

Patty

 

Anúncios

Um comentário sobre “A TPM X BELEZA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s